A inteligência emocional no esporte permite que os atletas lidem com a pressão, a frustração e a euforia de forma mais equilibrada, o que impacta diretamente no seu desempenho. E funciona da mesma forma em todas as áreas da nossa vida, especialmente se você está em um tratamento psiquiátrico.
O conceito de inteligência emocional é vasto. Em resumo, e focando na saúde mental, você pode desenvolver essa habilidade através de várias práticas, como a autoconsciência, onde reconhecemos nossas próprias emoções e como elas afetam nossos pensamentos e comportamentos.
Dizer para si mesmo: "Estou com esses sintomas, estou em um tratamento e vou fazer o que for possível cuidando da minha rotina e seguindo as orientações do meu médico para melhorar" é um passo importante. É sobre ter consciência e clareza do momento em que você está vivendo.
Por fim, a motivação interna nos ajuda a manter o foco em nossos objetivos, mesmo diante de desafios. Mesmo nos dias em que você não quer fazer nada, nem levantar da cama, ter a consciência de que fazer um pouco é fazer alguma coisa, e que isso faz bem para você, é seu compromisso com você e com seu tratamento. Nem todos os dias essa motivação vai aparecer, mas inteligência emocional é sobre como agir e como pensar.
✅Dr. Roberto Querido | Psiquiatra
CRM-DF 14320 | RQE 9833
Comments