O que é a cetamina?
A cetamina é uma substância que foi originalmente usada como anestésico e, em doses bem pequenas é utilizada a para tratar transtornos mentais como depressão.
Para quais transtornos a cetamina é atualmente utilizada?
A cetamina é útil principalmente para depressão, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), dores crônicas, ansiedades graves, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e também para quaisquer condições em que ocorram ideias ou planos de suicídio.
Como a cetamina funciona no cérebro?
A cetamina bloqueia os receptores NMDA no cérebro, aumentando a atividade do glutamato e promovendo a neuroplasticidade, reparando o cérebro danificado pelas doenças.
Quais são os benefícios do tratamento com cetamina?
Benefícios incluem alívio rápido dos sintomas das doenças, especialmente em casos resistentes a outros tratamentos, e geralmente com altas taxas de resposta positiva.
Como é administrada a cetamina?
A cetamina geralmente é administrada por infusão intravenosa.
Quanto tempo dura o efeito da cetamina?
Os efeitos podem durar de alguns dias a várias semanas, com sessões de manutenção sendo às vezes utilizadas para prolongar os benefícios.
O tratamento com cetamina é seguro?
Sim, quando administrado por profissionais de saúde qualificados, o tratamento com cetamina é considerado muito seguro.
Quais são as contraindicações para o uso da cetamina?
Atualmente geralmente só casos de hipertensão arterial sem tratamento adequado. Pacientes com hipertensão arterial em tratamento podem realizar o procedimento normalmente.
A cetamina pode ser usada junto com outros tratamentos?
Sim, a cetamina pode ser combinada com outras terapias e medicamentos, conforme orientação médica.
Precisa de anestesia para infusão de cetamina?
Não, a infusão de cetamina não requer anestesia. O procedimento é realizado em ambiente controlado com monitoramento médico.
Qual é a experiência dos pacientes com a cetamina?Muitos pacientes relatam uma melhora significativa e rápida dos sintomas geralmente logo após ou algumas horas após a primeira sessão do tratamento.
Comments